Seja na contratação de um seguro novo ou para a sua renovação, provavelmente você já foi questionado ou observou esse termo em sua cotação ou proposta.
Muitas vezes pouco compreendida, a classe de bônus tem muito influência no valor do seu seguro. Ela funciona como uma forma de categorização que as seguradoras dão aos seus segurados, adotando faixas que vão de 0 a 10, para oferecer descontos aos seus segurados.
1. Como funcionam?
Elas iniciam em 0, significando que não há nenhum desconto especial. Conforme vão se passando os anos, a classe de bônus vai aumentando, caso o segurado não utilize seu seguro, atingindo o máximo de desconto na escala 10.
A ideia da classe de bônus, é premiar a experiência daqueles segurados que não utilizaram do seguro durante o ano de vigência da apólice.
Os casos em que a classe de bônus é diminuida são, quando a utilização do seguro ocorre em situações de: sinistro devido a colisão, no qual se utilizada do seguro para reparar seu veículo ou de terceiro, roubo, furto. Por isso, é muito importante avaliar a necessidade de acionar o seguro em determinadas situações, como para realizar reparos em danos pequenos, decorrentes de acidentes.
A utilização do seguro em serviços da assistência 24 horas, como o uso de guincho, ou uso da cobertura de danos a vidros e benefícios como assistência residencial, não interferem em sua classe de bônus, que é mantida na utilização de qualquer uma dessas hipóteses.
O desconto concedido pela classe de bônus irá variar de acordo com as políticas da seguradora. Normalmente, uma classe de bônus 1 signifique algo em torno de 5%, taxa que vai progredindo entre 3 e 5% de acordo com cada faixa atingida.
2. É possível transferir meu bônus para outra corretora ou pessoa?
Muitas pessoas tem essa dúvida, quando vão realizar a transferência do seu seguro para outra seguradora ou corretora. Saiba, que em casos de transferência de corretora ou seguradora, ou mesmo de veículo, os bônus não se perdem, e você pode utilizá-los normalmente.
Por outro lado, a transferência de classe de bônus para outra pessoa não é permitida, o bônus é intransferível. Em algumas seguradoras só é possível a transferência para apenas entre sócios, cônjuges e filhos.